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Carteira de Trabalho Digital

Estamos em uma era digital, e até mesmo os documentos mais importantes começaram a se adaptar a isso. Atualmente já possuímos Carteira de Motorista Digital, e também temos a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

O que é Carteira de Trabalho Digital?

Todos sabem que a Carteira de Trabalho Previdência Social (CTPS) é um documento indispensável na vida do trabalhador brasileiro. Ela se torna obrigatória para a maior parte dos trabalhadores do Brasil.

O Ministério do Trabalho e Emprego resolveu modernizar o acesso a esse tipo de informação e lançou a CTPS Digital. Ela se trata de uma extensão da carteira impressa, mas que pode ser acessada por smartphones.

A Carteira de trabalho Digital vai substituir a CTPS Física?

Essa é uma dúvida que grande parte das pessoas que ficam sabendo sobre a Carteira de trabalho digital tem. Inicialmente o MTE não tem a intenção de substituir a CTPS Impressa.

Pode ser que futuramente isso mude, mas a carteira física ainda é bastante importante. E deve se manter por bastante tempo ainda. A CTPS Digital é somente uma extensão facilitadora.

Como emitir a Carteira de Trabalho Digital

Para tirar sua Carteira de Trabalho Digital deverá acessar o site do Ministério do Trabalho. O processo é bem simples e não deve demorar mais do que 15 minutos. Essa facilidade se dá pelo fato de todos os dados estarem ligados pelo sistema.

Você pode ainda emitir a CTPS Digital através do Aplicativo citado anteriormente. Acesse a loja do seu sistema operacional no smartphone e baixe o aplicativo chamado CTPS Digital.

Quais os benefícios da CTPS Digital

O fato de acelerar o acesso ao histórico profissional do trabalhador trará diversos benefícios, entre eles estão:

  • Reduz o tempo de atendimento nos postos físicos;
  • Acesso rápido a todas as informações trabalhistas;
  • Integra a base de dados do MTE;
  • Acelera a solicitação da CTPS Física;

Como baixar a CTPS Digital Passo a passo

Um dos primeiros passos para ter acesso à sua Carteira de Trabalho Digital é criar sua senha do Portal Cidadão Br. Caso não possua essa senha ainda, pode criá-la por aqui ou diretamente do Aplicativo da CTPS Digital.

Carteira de Trabalho Digital

No portal Cidadão BR é necessário informar alguns dados como: Nome completo, Data de Nascimento, CPF, Nome da Mãe e cidade de nascimento.

Os seus dados informados precisam ser validados no Cadastro Nacional de Informações Socioeconômicas (CNIS). Você precisa informar dados corretos para que eles sejam validados.

As informações concedidas serão validadas junto ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Se estiverem corretas, você vai ser redirecionado para responder um questionário que envolve seu histórico laboral.

Observação Importante: Caso não acerte ao menos 4 das 5 perguntas que estão no formulário, você não poderá dar sequência. Acertando as respostas, obterá acesso a uma senha provisória que deverá ser modificada no primeiro acesso.

Caso não consiga dar sequência no processo devido a erro nas respostas, poderá realizar nova tentativa após 24 horas. Ou ainda Ligar na central pelo número 135 e pedir auxílio.

Depois desse processo, terá o código de acesso que deverá ser usado junto ao CPF para acessar o Aplicativo da Carteira de trabalho digital. Veja como é simples a sequência:

  1. Acessar o Portal Cidadão BR;
  2. Informar os dados solicitados (Nome, CPF, Data de Nascimento, Nome da Mãe, etc.);
  3. Responder ao Questionário sobre sua vida laboral;
  4. Receber a senha provisória e utilizar para o primeiro acesso;
  5. Modificar a Senha por uma definitiva.

Simples assim, o processo é fácil e rápido para ser feito e qualquer pessoa consegue fazê-lo.

Ainda restou alguma dúvida? Acesse o site do Ministério do Trabalho e confira tudo. Lá possui um questionário com as perguntas mais solicitadas e suas respectivas respostas. Se nós o ajudamos de alguma forma, não deixe de compartilhar este artigo.

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