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Como tirar a Carteira de Trabalho

A Carteira de trabalho é um documento de identificação do trabalhador brasileiro. Ela é quem fornece informações para futuros empregadores sobre o passado laboral de seus possíveis funcionários.

Também traz para o trabalhador, suas informações guardadas para garantir seus direitos. Por isso é tão importante aprender como tirar carteira de trabalho.

O empregador consegue analisar informações importantes sobre seu empregado, como o tempo no qual ele permanece em outras empresas.

Muitas vezes isso é utilizado para a contratação ou não, já que funcionários que tem um histórico de ficar pouco tempo nas empresas podem vir a ser problemáticos.

Já o trabalhador, vai utilizar sua CTPS para comprovar seus vínculos empregatícios. E para solicitar direitos ao qual possui, como aposentadoria, seguro desemprego, etc. Sem a comprovação dos vínculos e de contribuições, esses direitos não poderiam ser solicitados.

Como tirar carteira de trabalho

Para tirar sua carteira de trabalho é necessário previamente realizar um agendamento.

Através da página do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) você realiza o agendamento de forma simples. Basta selecionar seu Estado, cidade e o tipo de atendimento desejado.

Como realizar o agendamento

Para realizar o agendamento de emissão de carteira de trabalho é bem fácil, vamos explicar passo a passo:

  1. Acesse o Site do MTE clicando aqui;
  2. Preencha os dados que correspondem a sua situação (Estado, Cidade, tipo de atendimento);
  3. Escolha uma data e horário disponível;
  4. Preencha seus dados (CPF, Data de nascimento, telefone para contato);
  5. Pronto, seu horário está agendado.

Viu como é simples realizar o agendamento para emissão da CTPS? Um processo de menos de cinco minutos e não há qualquer dificuldade.

Após realizar o agendamento, caso ocorra algum imprevisto, você possui a opção de reagendar ou cancelar seu horário marcado. Não se esqueça de fazer isso, pois caso não compareça, além de estar tirando a vaga de outra pessoa, poderá ter dificuldades em agendar novamente.

Documentos para tirar a carteira de trabalho

Após realizar o agendamento, você precisará comparecer à unidade selecionada munido de documentos. Os documentos exigidos para a emissão da CTPS são:

  • Documento oficial com foto (RG, CNH);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de Residência (Conta de água, luz, internet, etc.);
  • Comprovante de estado civil (Certidão de Nascimento, se solteiro e Certidão de casamento, se casado).

Essa é a documentação necessária para a emissão da Carteira de trabalho. Sem a apresentação desses documentos não será possível a emissão e você perderá sua vez agendada.

Não deixe pra última hora

Muitas pessoas deixam para agendar a emissão da Carteira de trabalho em cima da hora, não faça isso.

Em alguns locais, as vagas de agendamento podem não ser tão próximas de quando você precisa. Agora que você aprendeu como tirar carteira de trabalho, não deixe para depois.

Há locais com maior população em que se pode demorar até 1 mês para conseguir vagas. Por isso recomendamos que quando possível emita sua CTPS, afinal ela não tem data de validade.

Em algumas capitais principalmente, essa busca por vagas de agendamento é grande, devido ao número de habitantes. Portanto, acesse agora e agende sua emissão agora mesmo. Se deseja tirar a 2ª via, clique aqui e acesse nosso guia para emissão de segunda via da CTPS.

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