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Documentos para Carteira de Trabalho

Você sabe quais são os documentos para carteira de trabalho? Sabe quais os procedimentos deve tomar para emitir sua CTPS? Vamos apresentar tudo para você agora.

Mas antes vamos falar um pouco sobre a importância da Carteira de trabalho, pois ela é essencial na vida do trabalhador. É através dela que se concentram informações sobre a vida laboral de brasileiros que trabalham sobre regime de CLT.

Qual a importância da Carteira de trabalho

A carteira de trabalho é o documento oficial com a função de comprovar toda a vida laboral do trabalhador. É o meio pelo qual ele pode garantir seus direitos e benefícios de forma legal.

Através desses registros presentes na CTPS é possível garantir ao trabalhador aposentadoria, férias, décimo terceiro salário, entre outros. Tamanha é a importância da Carteira de trabalho na vida do brasileiro.

Documentos para carteira de trabalho

Para realizar a emissão da carteira de trabalho, são solicitados alguns documentos. São documentos comuns a quase todas as solicitações, por isso é bem fácil. A lista de documentos necessários é:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.);
  • Comprovante de residência (Conta de internet, conta de luz, entre outros);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de estado civil (Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento).

Esses são os documentos solicitados para a emissão da primeira via da CTPS. No caso de segunda via existem algumas pequenas diferenças.

Será necessário ainda apresentar uma foto 3×4 com fundo branco, caso não seja possível emitir a carteira informatizada. Portanto leve consigo na apresentação para a emissão da CTPS.

Onde tirar a carteira de trabalho

Diversas pessoas possuem a dúvida sobre qual o local correto para se tirar a carteira de trabalho. Em todos os estados possuem superintendências Regionais do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em alguns municípios possuem gerências regionais e outros municípios menores possuem agências próprias.

Quem pode tirar carteira de trabalho

Qualquer brasileiro que tenha acima de 14 anos de idade pode ter carteira de trabalho. No caso de jovens entre 14 e 16 anos a responsabilidade é do empregador, e deverá comprovar que são jovens aprendizes.

O restante da população possui o direito a emissão de carteira de trabalho. Basta para isso realizar o agendamento e comparecer à unidade selecionada, munido dos documentos citados acima.

Preciso realizar algum agendamento?

Sim! Para que se possa realizar a emissão da carteira de trabalho, é necessário efetuar o agendamento previamente. Nós fizemos um guia ensinando como agendar a emissão da carteira de trabalho.

Basta acessar o link acima para aprender como fazer esse agendamento. Sem ele não é possível tirar a CTPS, pois os postos de atendimento atendem somente sob agendamento prévio.

Documentos Carteira de Trabalho

Para tirar segunda via são os mesmos documentos?

A emissão da segunda via é parecida com a primeira, porém um pouco mais burocrática. Os documentos para carteira de trabalho segunda via são parecidos, mas não os mesmos. Fizemos um artigo explicando detalhadamente o que fazer para tirá-la.

Não se preocupe, apesar da burocracia qualquer pessoa consegue fazer sem problemas. Basta ler com atenção as instruções e seguir a risca. Dessa forma será bem simples tirar a segunda via da carteira de trabalho.

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