Skip to content

Segunda Via da Carteira de Trabalho

Perder sua carteira de trabalho provavelmente é uma sensação ruim que ninguém quer ter. Mas se você chegou até aqui provavelmente é porque precisará tirar a segunda via da carteira de trabalho.

Porém sabemos que muitas pessoas acabam perdendo sua CTPS devido a roubo, furtos ou mesmo bolsas perdidas. Por isso fizemos esse guia sobre como emitir a segunda via da carteira de trabalho da forma mais prática possível.

O que fazer quando perder a CTPS?

O primeiro passo ao perder sua carteira de trabalho é registrar um boletim de ocorrência. Esse boletim pode ser registrado até mesmo através da Internet pelo site da Polícia Civil.

Você deve estar se perguntando o porquê precisar registrar um B.O por uma Carteira de trabalho, não é mesmo?

O Boletim serve para deixar a polícia ciente de que seu documento foi perdido/furtado/roubado, e qualquer movimentação com ele ela estará sabendo que não foi você.

Além do mais o Boletim de ocorrência policial será necessário para a solicitação da segunda via da CTPS. Portanto não se esqueça de registrar o B.O ao perder sua carteira.

O número da minha Carteira vai mudar?

O número da sua segunda da carteira de trabalho será o mesmo, não sofrerá qualquer alteração. A segunda via é apenas uma reprodução do documento original. A Caixa utiliza o sistema de PIS ou NIT/NIS para identificar trabalhadores.

Documentos necessários para tirar a Segunda via da Carteira de trabalho

Para solicitar a emissão de sua segunda via da CTPS os documentos exigidos são similares à primeira via, com alguns adicionais:

  • Documento de identificação original com foto (RG, CNH);
  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, internet, telefone, água, etc.);
  • Documento que comprove o Número da CTPS original (Termo de rescisão de trabalho, extrato de FGTS, etc.);
  • Comprovação do estado civil (Certidão de Nascimento ou Certidão de casamento);
  • Carteira de Trabalho (Se for o caso de mau estado de conservação ou folhas que terminaram);
  • Boletim de Ocorrência (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho).

Essa é a documentação necessária para tirar a segunda via da carteira de trabalho. Não se esqueça do boletim de ocorrência para comprovar a perda.

Segunda Via Carteira Trabalho

Quanto tempo demora a segunda via?

Assim como o documento original, o tempo pode variar de acordo com o local pelo qual se emite. Esse processo costuma ser rápido, e em muitas vezes pode ser retirada na hora.

Após solicitar a segunda via, encontrei a original, e ai?

Caso você não tenha feito nenhum registro na segunda via, continue a usar a original, e guarde a segunda via para quando realmente precisar. Se por acaso já tiver feito um novo registro na segunda via, continue a usar ela, e guarde a primeira via para consultas futuras.

Lembre-se de nesse caso, comparecer a uma delegacia e solicitar o cancelamento do Boletim de ocorrência. Explique que a encontrou para o fechamento do boletim.

Como recuperar os registros na CTPS perdida

No momento de pedir sua segunda via leve junto comprovantes dos trabalhos como: Extrato do FGTS, comprovantes de seguro desemprego e homologação de empregos antigos.

Caso não encontre, poderá ainda solicitar ao RH de seus antigos empregadores e pedir esse repasse de informações. Existe ainda outra opção que é verificar junto ao CNIS, que é o cadastro que possui todas as informações de vínculos desse tipo.

Voltar para Carteira de Trabalho

Segunda Via da Carteira de Trabalho
5 (100%) 2 votes